A.I. Inteligência Artificial


No futuro, onde parte do planeta foi inundada pela elevação do nível dos mares e andróides convivem com os seres humanos, uma equipe de cientistas de uma empresa chamada Cybertronics criam um robô em forma de criança que foi programado para amar seus pais eternamente.


Na iminência de perder o único filho, doente e em estado vegetativo, o casal Harry e Monica Swinton adota o primeiro desses andróides. Após a resistência inicial, a mãe ativa os comandos que dotarão o robô de sentimento que farão que este reconheça Monica como sua mãe e ame-a para sempre. Ocorre, entretanto, que o filho verdadeiro recupera-se e, num acidente no qual David não tem culpa, é acusado de ser uma ameaça.


Monica, para que o pequeno não seja destruído pela Cybertronics, abandona-o numa floresta junto com Teddy, um pequeno urso de pelúcia que pertencia ao filho de Monica (este urso também foi programado para raciocinar autonomamente). Na floresta, David e Teddy são separados com um despejo de fragmentos de robôs, destruídos nas feiras de carne, organizadas pelas pessoas para destruir essas máquinas, pensando que estas vão dominar o planeta e ultrapassar a inteligência humana.


Neste momento, David e Teddy encontram Joe, uma máquina em forma de adolescente, bastante musculoso, programada para se prostituir. Joe fôra enviado para a feira de carne, por ser acusado de ter matado uma mulher humana; porém este consegue escapar intacto.


Na sua fuga, Joe, ao encontrar David e Teddy (estes também estão fugindo da feira), passam a ser bastante amigos. Joe passa a acompanhar David e Teddy em todas as suas aventuras, principalmente no sonho deste em tornar-se uma criança humana.
Os três partem para a Cidade Vermelha, um local completamente dominado pela alta tecnologia, onde fabricaram Joe. Aí eles vão ao Dr. Saber, um supercomputador, equipado com fala e que responde a tudo que alguém queira saber. Porém, para que o programa se ative é necessário introduzir algum dinheiro, que se vai gastando à medida que o programa é usado. Dele obtém a informação de que um ser inanimado ganha a vida pela Fada Azul, da história Pinóquio de Carlo Collodi.



Perseguidos, refugiam-se dentro do transporte voador, com destino ao Fim do Mundo, que é o modo que as pessoas chamam Manhattan no futuro. Chegado a Manhattan (que agora é uma cidade-fantasma), David encontra uma cópia fiel sua, que lhe afirma ser verdadeiro. David, pensando estar diante do seu protótipo, atira-o ao chão e pontepeia-lhe a cara, conseguindo-o destruir. Logo então descobre que não passava duma máquina igual a ele. Aparece o Professor Hobby, que o acalma, explicando que é necessário fabricar mais máquinas como ele e, que não é possível que ele se torne numa criança de verdade.


Como fora programado para amar eternamente sua mãe, Monica, e vendo que não tem como voltar para ela, David vai até o parapeito do prédio e se joga, em uma tentativa de suícido. Quando o corpo de David afunda no oceano, ele vê a imagem da Fada Azul diante dele. Na verdade, aquela era uma estátua de um parque de diversões cujo o tema era, coincidentemente, Pinóquio. Joe vê o acontecimento e mergulha com o helicóptero e salva David, levando-o para cima. David conta a Joe e Teddy o que viu, e diz que precisa retornar as profundezas do oceano.


Neste exato momento a polícia aparece e apreende Joe, mas antes de ser levado aperta um botão que faz o helicóptero submergir em encontro com o parque de diversões novamente, com David e Teddy dentro. Alguns cabos de aço se partem na viagem até o parque, derrubando uma roda-gigante em cima do helicóptero e deixando David preso junto a Fada Azul, pedindo a ela que transforme-o em um garoto de verdade.


Aguardando a manifestação da Fada, o tempo passa, sem que nada ocorra. Depois de 2000 anos toda a água converteu-se em gelo, numa nova glaciação. Com isso, todos os humanos biológicos morreram e apenas as máquinas sobreviveram. Tais máquinas usam sua inteligência para irem se reconstruindo, até assumirem formas super-inteligentes, dotadas de grande conhecimento.



Tais robôs então iniciam grandes escavações arqueológicas em busca de seres-humanos que ficaram presos no gelo, e assim, acabam encontrando David e Teddy. Reanimados, os robôs leêm a mente de David e reconstroem sua casa. Lá, um robô que assume a forma da Fada Azul informa a David que muito tempo se passou, e que Monica não está mais viva. Porém, é explicado que é possível ressuscitar pessoas do passado usando uma avançada técnica de reconstrução corporal, mas para isso é preciso um fragmento de DNA da pessoa. Assim, usando uma mecha de cabelo de Monica que Teddy guardara quando David acidentalmente cortou o cabelo dela, os robôs trazem de volta a vida a mãe de David.


Antes de reencontrá-la, porém, é explicado a David que Monica só viverá por um único dia. Acontece que quando o caminho espaço-tempo de um indivíduo é novamente usado (neste caso havia sido usado para trazer os traços de memória e personalidade de Monica), o caminho não pode ser novamente reutilizado. Assim, os ressurectos, ao dormirem na noite de seu primeiro novo dia de vida, voltam a morrer, e sua existência desaparece para sempre.


Assim, David aproveita o único dia de vida de Monica da melhor maneira que pode. Eles brincam e fazem um bolo juntos. No fim do dia, Monica deita em sua cama. Naquele momento, sua existência começa a desaparecer, mas antes de morrer, Monica diz a David que o ama, sendo aquele o momento eterno que David tanto esperou. Monica morre e, vendo que não há mais motivo para continuar vivendo, David decide partir também. Ele se deita ao lado de Monica e une sua mão a dela. Ao fechar seus olhos, David também morre, partindo junto com Monica para o lugar onde nascem os sonhos.


A Múmia



A Múmia
Em 1923, um grupo de arqueólogos liderados pelos exploradores Rick O'Connel, Evelyn e seu irmão Jonathan exploram o Egito. Nessa exploração encontram o corpo mumificado de Imhotep. Quando Evelyn lê o texto do livro dos Mortos, acidentalmente traz Imhoptep de volta a vida. Imhotep primeiramente não passa de uma múmia nojenta, mas absorve orgãos humanos daqueles que abriram a arca (onde se encontrava o livro dos mortos) e se transforma em um ser humano. Imhotep traz as 10 pragas do Egito e quase destrói Rick e outros arqueólogos com suas tropas zumbis, mas estes fogem pelos esgotos da cidade. Evelyn volta à Hamunaptra com Imhotep e Benny para concluir o sacrifíco.
 Com medo de perder sua amada, Rick, Jonathan, Ardeth e o capitão Winston Havlock partem em uma missão para salvar Evelyn e destruir Imhotep. Estes se deparam com vários desafios no caminho à Hamunaptra, mas conseguem vencer Imhotep e seus sacerdotes com o poder do livro de Amon-Rá situado abaixo da estátua de Hórus. Por fim, Evelyn, Rick e Jonathan partem de Hamunaptra com um pouco da riqueza da cidade.


O Retorno da Múmia
Em Londres, dentro de uma sombria câmara do Museu Britânico, está para renascer uma antiga força do terror. É 1933, o ano do Escorpião. Faz dez anos desde que o corajoso Rick O'Connell (Brendan Fraser) e a egiptóloga Evelyn (Rachel Weisz) lutaram por suas vidas contra Imhotep (Arnold Vosloo), um inimigo com 3.000 anos. Agora Rick e Evelyn estão casados e moram em Londres, juntamente com seu filho, Alex (Freddie Boath), que tem oito anos. Vários eventos culminam com a descoberta do corpo de Imhotep ressuscitado, graças à ajuda da reencarnação de sua amada do antigo Egito, Anck-Su-Naman (Patricia Velazquez), que matou e morreu por ele. Assim, a múmia volta a vagar pela Terra, determinada em concretizar sua busca pela imortalidade. Porém, outra força também está à solta no mundo, o Escorpião Rei (Dwayne Johnson), que nasceu dos obscuros rituais do misticismo egípcio e é ainda mais poderoso que Imhotep. 

Quando se defrontarem, o destino da Terra estará em perigo e Rick e Evelyn darão início à uma corrida desesperada para salvar o mundo de um mal indescritível e também para resgatar Alex dos seguidores de Imhotep, que levaram o menino pois este, sem ter idéia, colocou no braço o bracelete de Anúbis, um artefato de incrível poder. Nessa jornada irão até o Egito e entrarão nos domínios do Escorpião Rei. Há muito tempo esse terrível guerreiro prometeu sua alma ao deus Anúbis em troca de soberania militar. Ele e seu exército ficaram congelados no tempo, em uma espécie de intervalo entre a vida e a morte, mas agora estão prontos para matar novamente. O Escorpião Rei possui mais poderes, segredos e força que o temível Imhotep, está cheio de ódio e não devia ser perturbado.

A Tumba do Imperador Dragão
O Imperador Dragão da China, Han (Jet Li), por ordenar a execução de General Ming, o amado da Feiticeira Zi-Yuan (Michelle Yeoh), foi amaldiçoado pela mesma a se tornar uma estátua de terracota eternamente, junto a seus soldados, que contribuíram no desenvolvimento da morte do general. Han, antes de tornar-se uma estátua, enfia uma adaga na feiticeira, mas como era imortal, não morre, e encanta a adaga, sendo o único artefato que poderia matar o imperador, como uma garantia para se ocorresse o renascimento de Han. Zi-Yuan foge para longe e guarda consigo a adaga durante dois mil anos.


Durante dois mil, os soldados chineses foram escondidos na tumba do Imperador Dragão, um colosso com a própria face do Imperador. O jovem arqueólogo, Alex O'Connell, está trabalhando na expedição para abrir a tumba. E teve uma hora que consegue, com a ajuda do diário de Sir Collin Bembridge, que setenta anos atrás entrou na tumba. Quando entraram, esquecidos e intactos, os soldados estavam imóveis. Passando por várias armadilhas, Alex e seu tutor, o professor Roger Wilson, conseguem achar o que queriam: a estátua do imperador Han. Levam-no para Xangai, onde seu tio, Jonathan Carnahan, tinha um bar chamado Imhotep (referência à múmia dos filmes anteriores) o encontrou. 


Enquanto isso, em Oxfordishire, Rick e Evelyn O'Connell encontraram em sua mansão um homem que estava propondo uma última missão, para levar o Olho de Shangri-Lá ao Museu de Xangai, onde também estava a descoberta arqueológica de Alex. Se encontram e tem alguns conflitos, mas depois ficam bem. Comparsas de Wilson (que era traidor), General Yang e Tenente Yin, roubam o Olho de Shangri-La e tocam-no na estátua de Han, e ele renasce. 


Por muitas mais batalhas entre o grupo, encontram com a filha de Zi-Yuan, Lin (Isabella Leong), que os ajuda a derrotar Han. Ela possui a adaga e dá para Rick e Alex. A arma quebra ao meio, então os dois, unidos, juntam as pontas e enfiam no coração do Imperador Dragão. Depois, voltam a Xangai. Rick e Evy se beijam e Alex e Lin também. E Jonathan foge para o Peru, pensando que não teriam múmias. No final do filme, traz uma mensagem: Pouco tempo depois, múmias foram descobertas no Peru, o que mostra que terá mais uma continuação.

Matrix



Thomas Anderson é um entre os milhares de milhões de seres humanos adormecidos. Neuralmente conectado à Matrix, ignorava que o mundo em que vivia é diferente do que parece. Nesse mundo simulado, ele vive uma vida dupla. Nas suas atividades legais, ele é um tranquilo programador para a "respeitável companhia de software" Metacortex. Mas Anderson também é um hacker de computador, que penetra em sistemas de computador ilegalmente e rouba informações, sob o seu apelido hacker de "Neo". 


Durante a sua vida como um hacker, Anderson descobre algo conhecido apenas como a "Matrix". E é descrita por Morpheus como uma vaga intuição de que Neo teve durante toda a sua vida: "que há algo de errado com o mundo".
Durante os anos anteriores aos acontecimentos de Matrix, Anderson gasta o seu tempo tentando encontrar um homem: um suposto "terrorista" conhecido apenas como Morpheus. Mas o que Anderson não sabe é que Morpheus o tem observado por um longo período de tempo.


Morpheus identifica Anderson como sendo a pessoa dentro da Matrix a quem ele acredita ser o escolhido (The One). Mas as máquinas têm escutas telefónicas, e Anderson é encontrado, quase que simultaneamente, pelos letais Agentes da Matrix. Os agentes são programas que tem aparência humanoide de agentes do governo FBI na realidade simulada. Eles entram na Matrix, conforme necessário, a fim de protegê-la, matando qualquer homem que ouse interferir com ela ou tentar conhecer sua verdadeira natureza.


Anderson é conectado por Morpheus, mas logo em seguida é capturado pelos Agentes. O Agente Smith lê com atenção um arquivo sobre Thomas A. Anderson. Recusando-se a cooperar com os agentes, ele tem um software eletrônico (bug) implantado no centro do seu corpo simulado pela Matrix, a fim de que seus atos possam ser monitorados e os que procuram fazer contato a partir do mundo livre possam ser rastreados e destruídos. No entanto, eles têm a sua importância subestimada. Ele é contatado por Trinity, o bug é removido e Neo é levado até Morpheus.
A Anderson, que eles chamam pelo nome de Neo, é oferecida a opção de se manter na sua vida quotidiana, ou ver realidade e aprender o que é a Matrix. Aceitando aprender mais sobre a Matrix, ele toma uma droga (comumente chamada de "pílula vermelha") destinada a perturbar o seu corpo neuralmente conectado à Matrix, e acorda desorientado e alarmado para se encontrar fraco, sem pelos, e nu em uma cápsula de líquido ligado a muitos fios. Como as Máquinas não têm uso para seres humanos despertos, ele é varrido automaticamente para o esgoto bruto para ser transformado em nutrientes, que é onde Morpheus e Trinity o resgatam e conduzem à rebelião.


As aventuras de Neo começam logo após ele ser resgatado e seu corpo recuperado dos anos de vida na usina. Depois que Neo recupera a sua consciência e é capaz de andar, Morpheus diz a verdade sobre a Matrix, sobre o mundo real e sobre o destino da humanidade. De primeira, Neo recusa-se a acreditar nele, mas finalmente percebe que a Matrix não é real e que não podia voltar atrás, não importa quanto queira. Depois de se recuperar do seu choque inicial, Morpheus também conta a Neo sobre a profecia do escolhido (the One) e de sua crença de que Neo é esse homem. No dia seguinte, Neo começa sua "formação", tornando-se especialista em muitas formas de combate, simplesmente carregando vários programas de treinamento diretamente em seu cérebro. Ele também recebe novas instruções de Morpheus, de como "libertar sua mente" e sobre os agentes.


Depois de alguns dias a bordo da Nabucodonozor, Neo é levado para conhecer a Oráculo, que tem o poder de previsão no mundo simulado. Ela diz a ele que ele tem o "dom", mas parecia estar à espera de alguma coisa - "Sua próxima vida, talvez. Quem sabe?" Neo acredita que a Oráculo lhe diz que ele não é o escolhido. A Oráculo porém avisa-o de que um evento virá onde ele terá que escolher entre a sua própria vida ou a de Morpheus, e que um deles vai morrer.


Em seu caminho de volta para o telefone, o grupo da nave de Morpheus é traído por seu companheiro, Cypher, e na batalha, Morpheus é capturado e detido pelos agentes dentro da Matrix. Só para encontrar a morte certa nas mãos de Cypher, Neo e Trinity sabem que os agentes pretendem usar Morpheus para dizer-lhes o acesso aos códigos da mainframes de Zion. 


A principio eles decidem tomar o curso de ação mas seguro tirando a sua mente enquanto ele ainda está presso na Matrix, assim, causando a sua morte. É então Neo fica ciente de que este era o que a Oraculo tinha-lhe dito, ele decide que ele deve ir salvar Morpheus. Com Trinity ao seu lado, Neo lute a sua maneira através da pesadamente armados guardas que estavam estacionados em todo o edifício. Ele chega ao telhado do edifício só para ser confrontado por Agente Jones. Neo descarrega dois pentes de balas sobre Jones só para ver como eles se esquivam delas sem esforço. 


Mas uma vez Jones retorna fogo, Neo revela-se capaz de se esquivar das balas de uma forma que só Agentes eram capazes de fazer. Em seguida, usando uma metralhadora, Neo e Trinity salvam Morpheus com sucesso no piso do edifício em que ele estava. Tendo acabado de concluir com êxito missão de salvamento num edifício protegido por guardas fortemente armados e agentes, um feito nunca antes alcançado, Morpheus leva isso como provas que Neo é, na verdade o escolhido (The One), questionando Trinity, "Você acredita agora?" a Oráculo disse apenas disse-lhe, "exatamente o que você necessitava ouvir, isto é tudo." Mais adiante, ele dispara, "Neo, em breve você vai perceber como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho, e seguir este caminho".


Atingindo a linha de conexão, Morpheus e Trinity regressam ao mundo real, mas Neo é aprisionado pelo Agente Smith. Em vez de correr, Neo decide lutar com Smith. Neo habilmente combate Smith, quase parecendo ter o mesmo nível de habilidade do Agente, algo considerado impossível para seres humanos. No final, Neo é capaz de vencê-lo, atirando-o na frente de um trem. Smith assume o corpo do condutor e sai da estação. Percebendo que se tratava de uma luta que não poderia vencer, Neo corre.


Neo é perseguido pelo Smith e seus companheiros agentes, mas Neo é capaz de fitá-los e atingir a linha de conexão, só que é emboscado e fatalmente acertado pelo Smith. Quando isso acontece a uma pessoa conetada neuramente dentro da realidade simulada da Matrix, seu corpo fora da Matrix também morre. Trinity, vendo o corpo de Neo morrer com seu espírito ainda no Matrix, diz ao seu corpo que ele não pode morrer e que a Oráculo tinha anunciado que ela se apaixonaria pelo escolhido (The One). 


Ele levanta-se, e os agentes, atordoados, tentam atirar novamente. Ele levanta a sua mão e as balas param, suspensas no meio do ar e, em seguida, caem no chão. Então ele olha a sua volta e percebe que ele pode ver o código da Matrix que cria a tudo ao seu redor. Acreditando mais plenamente no seus recém descobertos poderes, ele sem esforço ressaca os golpes do Agente Smith antes de mergulhar no próprio corpo do Agente para destruí-lo por dentro.


Neo é então visto deixando uma mensagem para as máquinas via telefone, uma advertência de que Neo tem planos de se opor à máquinas, libertando tantas mentes humanas quanto o possível.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Dihitt