Matrix



Thomas Anderson é um entre os milhares de milhões de seres humanos adormecidos. Neuralmente conectado à Matrix, ignorava que o mundo em que vivia é diferente do que parece. Nesse mundo simulado, ele vive uma vida dupla. Nas suas atividades legais, ele é um tranquilo programador para a "respeitável companhia de software" Metacortex. Mas Anderson também é um hacker de computador, que penetra em sistemas de computador ilegalmente e rouba informações, sob o seu apelido hacker de "Neo". 


Durante a sua vida como um hacker, Anderson descobre algo conhecido apenas como a "Matrix". E é descrita por Morpheus como uma vaga intuição de que Neo teve durante toda a sua vida: "que há algo de errado com o mundo".
Durante os anos anteriores aos acontecimentos de Matrix, Anderson gasta o seu tempo tentando encontrar um homem: um suposto "terrorista" conhecido apenas como Morpheus. Mas o que Anderson não sabe é que Morpheus o tem observado por um longo período de tempo.


Morpheus identifica Anderson como sendo a pessoa dentro da Matrix a quem ele acredita ser o escolhido (The One). Mas as máquinas têm escutas telefónicas, e Anderson é encontrado, quase que simultaneamente, pelos letais Agentes da Matrix. Os agentes são programas que tem aparência humanoide de agentes do governo FBI na realidade simulada. Eles entram na Matrix, conforme necessário, a fim de protegê-la, matando qualquer homem que ouse interferir com ela ou tentar conhecer sua verdadeira natureza.


Anderson é conectado por Morpheus, mas logo em seguida é capturado pelos Agentes. O Agente Smith lê com atenção um arquivo sobre Thomas A. Anderson. Recusando-se a cooperar com os agentes, ele tem um software eletrônico (bug) implantado no centro do seu corpo simulado pela Matrix, a fim de que seus atos possam ser monitorados e os que procuram fazer contato a partir do mundo livre possam ser rastreados e destruídos. No entanto, eles têm a sua importância subestimada. Ele é contatado por Trinity, o bug é removido e Neo é levado até Morpheus.
A Anderson, que eles chamam pelo nome de Neo, é oferecida a opção de se manter na sua vida quotidiana, ou ver realidade e aprender o que é a Matrix. Aceitando aprender mais sobre a Matrix, ele toma uma droga (comumente chamada de "pílula vermelha") destinada a perturbar o seu corpo neuralmente conectado à Matrix, e acorda desorientado e alarmado para se encontrar fraco, sem pelos, e nu em uma cápsula de líquido ligado a muitos fios. Como as Máquinas não têm uso para seres humanos despertos, ele é varrido automaticamente para o esgoto bruto para ser transformado em nutrientes, que é onde Morpheus e Trinity o resgatam e conduzem à rebelião.


As aventuras de Neo começam logo após ele ser resgatado e seu corpo recuperado dos anos de vida na usina. Depois que Neo recupera a sua consciência e é capaz de andar, Morpheus diz a verdade sobre a Matrix, sobre o mundo real e sobre o destino da humanidade. De primeira, Neo recusa-se a acreditar nele, mas finalmente percebe que a Matrix não é real e que não podia voltar atrás, não importa quanto queira. Depois de se recuperar do seu choque inicial, Morpheus também conta a Neo sobre a profecia do escolhido (the One) e de sua crença de que Neo é esse homem. No dia seguinte, Neo começa sua "formação", tornando-se especialista em muitas formas de combate, simplesmente carregando vários programas de treinamento diretamente em seu cérebro. Ele também recebe novas instruções de Morpheus, de como "libertar sua mente" e sobre os agentes.


Depois de alguns dias a bordo da Nabucodonozor, Neo é levado para conhecer a Oráculo, que tem o poder de previsão no mundo simulado. Ela diz a ele que ele tem o "dom", mas parecia estar à espera de alguma coisa - "Sua próxima vida, talvez. Quem sabe?" Neo acredita que a Oráculo lhe diz que ele não é o escolhido. A Oráculo porém avisa-o de que um evento virá onde ele terá que escolher entre a sua própria vida ou a de Morpheus, e que um deles vai morrer.


Em seu caminho de volta para o telefone, o grupo da nave de Morpheus é traído por seu companheiro, Cypher, e na batalha, Morpheus é capturado e detido pelos agentes dentro da Matrix. Só para encontrar a morte certa nas mãos de Cypher, Neo e Trinity sabem que os agentes pretendem usar Morpheus para dizer-lhes o acesso aos códigos da mainframes de Zion. 


A principio eles decidem tomar o curso de ação mas seguro tirando a sua mente enquanto ele ainda está presso na Matrix, assim, causando a sua morte. É então Neo fica ciente de que este era o que a Oraculo tinha-lhe dito, ele decide que ele deve ir salvar Morpheus. Com Trinity ao seu lado, Neo lute a sua maneira através da pesadamente armados guardas que estavam estacionados em todo o edifício. Ele chega ao telhado do edifício só para ser confrontado por Agente Jones. Neo descarrega dois pentes de balas sobre Jones só para ver como eles se esquivam delas sem esforço. 


Mas uma vez Jones retorna fogo, Neo revela-se capaz de se esquivar das balas de uma forma que só Agentes eram capazes de fazer. Em seguida, usando uma metralhadora, Neo e Trinity salvam Morpheus com sucesso no piso do edifício em que ele estava. Tendo acabado de concluir com êxito missão de salvamento num edifício protegido por guardas fortemente armados e agentes, um feito nunca antes alcançado, Morpheus leva isso como provas que Neo é, na verdade o escolhido (The One), questionando Trinity, "Você acredita agora?" a Oráculo disse apenas disse-lhe, "exatamente o que você necessitava ouvir, isto é tudo." Mais adiante, ele dispara, "Neo, em breve você vai perceber como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho, e seguir este caminho".


Atingindo a linha de conexão, Morpheus e Trinity regressam ao mundo real, mas Neo é aprisionado pelo Agente Smith. Em vez de correr, Neo decide lutar com Smith. Neo habilmente combate Smith, quase parecendo ter o mesmo nível de habilidade do Agente, algo considerado impossível para seres humanos. No final, Neo é capaz de vencê-lo, atirando-o na frente de um trem. Smith assume o corpo do condutor e sai da estação. Percebendo que se tratava de uma luta que não poderia vencer, Neo corre.


Neo é perseguido pelo Smith e seus companheiros agentes, mas Neo é capaz de fitá-los e atingir a linha de conexão, só que é emboscado e fatalmente acertado pelo Smith. Quando isso acontece a uma pessoa conetada neuramente dentro da realidade simulada da Matrix, seu corpo fora da Matrix também morre. Trinity, vendo o corpo de Neo morrer com seu espírito ainda no Matrix, diz ao seu corpo que ele não pode morrer e que a Oráculo tinha anunciado que ela se apaixonaria pelo escolhido (The One). 


Ele levanta-se, e os agentes, atordoados, tentam atirar novamente. Ele levanta a sua mão e as balas param, suspensas no meio do ar e, em seguida, caem no chão. Então ele olha a sua volta e percebe que ele pode ver o código da Matrix que cria a tudo ao seu redor. Acreditando mais plenamente no seus recém descobertos poderes, ele sem esforço ressaca os golpes do Agente Smith antes de mergulhar no próprio corpo do Agente para destruí-lo por dentro.


Neo é então visto deixando uma mensagem para as máquinas via telefone, uma advertência de que Neo tem planos de se opor à máquinas, libertando tantas mentes humanas quanto o possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Dihitt