Com uma nave espacial pairando sobre si, um alienígena humanóide bebe um líquido borbulhante escuro, e então começa a se desintegrar. O seu corpo cai em uma cachoeira, o seu DNA desencadeia uma reação biogenética que origina vida em um planeta - muito provavelmente a Terra -.
Em 2089, os arqueólogos Elizabeth Shaw e Charlie Holloway descobrem um mapa estelar entre várias culturas humanas antigas desconexas uma das outras. Eles interpretam isso como um convite de precursores da humanidade, ou "engenheiros" - Space Jockeys -. Peter Weyland, o CEO de Weyland Corporation, patrocina uma expedição científica com a nave Prometheus seguindo o mapa para a lua distante LV-223. A tripulação do nave viaja em êxtase enquanto o David android monitora a viagem entre estudos de lingüística e culturas humanas.
Chegando em 2093, os tripulantes nada sabiam sobre a missão e são informados que iram buscar os Engenheiros. A Diretora da Missão Meredith Vickers os ordena para evitar o contato linguistico e físico para com os aliens. Chegando em LV-223 os tripulantes veem um planeta totalmente deserto com estruturas geologicas antigas. Dentro dessas encontram cilindros de pedra, uma estátua monolítica de uma cabeça humanóide e o cadáver de um alienígena grande, pensando ser um engenheiro. Eles encontram outros órgãos e presumem que a espécie está extinta.
David secretamente toma um cilindro para si, enquanto que os cilindros restantes começam a vazar um líquido escuro. Uma tempestade se aproxima rapidamente e obriga a tripulação a retornar a Prometheus, deixando os membros da tripulação Millburn e Fifield presos na estrutura geológica. Elizabeth Shaw pega para si uma cabeça de um engenheiro morto e o leva para a nave.
Na nave, o DNA do Engenheiro é comparado para coincidir com o dos humanos. Enquanto isso, David investiga o cilindro e descobre uma estrutura parecida com um casulo que possue um liquido preto. Ele infecta Holloway intencionalmente com a substância. Shaw e Holloway - infectado -, sem saberem, têm relações sexuais. Dentro da estrutura, uma criatura cobra "Hammerped" agarra o braço de Millburn, Fifield tenta cortá-la com uma faca porém ao faze-lo um liquido corrosivo é expelido em cima dele que derrete o seu capacete, expondo-lhe. O grupo mais tarde retorna para a estrutura e encontra os cadáveres dos dois tripulantes.
David separadamente descobre uma sala de controle contendo um engenheiro a sobreviver em estado de criogenia, e um mapa estelar destacando a Terra. a infecção de Holloway rapidamente devasta seu corpo, e ele é levado de volta para Prometheus. Vickers se recusa a deixá-lo entrar a bordo, e o queima até a morte com um lança-chamas com o consentimento de Holloway. Mais tarde, um exame médico revela que Shaw, apesar de ser estéril, está grávida de um filho alienígena.
Shaw usa uma mesa de cirurgia automatizada para retirar o espécime. Depois da cirurgia Shaw descobre que Peter Weyland estava na nave em estado de criogenia, e o mesmo explica a Shaw que ele quer perguntar aos engenheiros o que fazer para evitar sua morte por velhice.Weyland se prepara para sair para a estrutura, Vickers o chama de "Pai".
O Fifield sofre uma mutação e ataca o hangar matando vários membros da tripulação antes de ser morto. O capitão da Prometheus, Janek, especula que a estrutura era parte de uma base de engenheiros militares que perderam o controle de suas armas biológicas. Janek também determina que a estrutura subterrânea é na verdade uma nave espacial. Weyland e uma equipe retornam à estrutura para despertar o Engenheiro. David fala com o engenheiro - não houve tradução na versão do cinema -, que responde por decapitá-lo e matando Weyland e sua equipe.
Shaw escapa da nave espacial. A cabeça de David ainda ativa revela que o engenheiro vai liberar o líquido na Terra. Shaw convence Janek para parar a nave do Engenheiro , Janek decide se matar chocando a sua nave contra a do engenheiro. Vickers e seu bote salva-vidas são ejetados antes disso.
A Nave do Engenheiro cai depois do choque matando Vickers. Shaw vai para o salva-vidas de Vickers e encontra sua descendência alienígena, que tem cresceu a um tamanho gigantesco. David avisa Shaw pelo interfone que o Engenheiro sobreviveu ao acidente e irá atras dela. Ela libera sua descendência alienígena para atacar o Engenheiro, que empurra goela abaixo - do engenheiro - um tentáculo subjugando-lo.
Shaw recupera os restos de David, e com sua ajuda, eles lançam uma outra nave espacial. Ela pretende chegar a terra natal dos Engenheiros, na tentativa de entender por que eles criaram a humanidade e, posteriormente, queriam destruí-la. No barco salva-vidas, uma criatura alienígena - um protótipo de xenomorfo original - explode do peito do Engenheiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário